Lago dos Cisnes e Dança

quinta-feira, 19 de junho de 2014



Eu não sou uma verdadeira especialista no assunto mas sou uma grande admiradora de uma cultura que anteriormente era apreciada apenas pelos nobres.  
Acontece com a música erudita, o canto lírico, os poetas, o cinema Frances, o teatro e não poderia escapar dessa lista o ballet. Não sou bailarina (e estou longe da forma física ideal de ser hahaha) mas sou completamente apaixonada pela leveza, pela suavidade, pela delicadeza, pelas expressões e tudo que envolve essa dança encantadora. 
Eu sou uma apaixonada por danças (apesar de não saber dançar nem uma valsa), cresci vendo e revendo Hairspray, Os Embalos de Sábado a Noite, Pulp Fiction (adoro aquela cena do John Travolta com a Uma Thurman), Flashdance, Grease, Dirty Dance e adjacências.
Tá que esses filmes de nada tem com o ballet (ou não) mas o fato é que eles ajudaram na formação da minha personalidade. Foi com esses filmes que o meu gosto pela dança despertou (mesmo que seja só como admiradora).

Voltando ao foco, Lago dos Cisnes, é um ballet dividido em quatro atos, baseado na versão francesa de um conto alemão.

Dê play no vídeo e leia os atos, garanto uma leitura mais agradável. ;)




Primeiro Ato:

Um campina próxima ao castelo. É tarde. O Príncipe Siegfried organizou uma caçada para celebrar seu vigésimo primeiro aniversário. Os trabalhadores tiveram folga e organizaram um piquenique que o Príncipe prometeu ir, mas este foi interrompido pela Rainha, sua mãe, que o lembrou que era seu dever nesta sua maioridade de escolher uma noiva entre seis princesas. Quando o sol vai se pondo os trabalhadores vão indo embora. O Príncipe, triste em pensar que sua liberdade iria embora foi animado por Benno, que avistou alguns cisnes. O Príncipe, pensando que a noite é uma criança, vai em busca deles, e os outros caçadores vão embora.


Segundo Ato:

 Algumas horas depois, à beira do lago. Enquanto o Príncipe Siegfried adentra a floresta para caçar, vê um belo cisne a voar. Ele cuidadosamente o mira, mas, para sua surpresa, o pássaro se transforma na mais linda das moças, e ele se esconde por entre as árvores para observá-la. Incapaz de conter sua curiosidade, ele aparece e a assusta. Ele assegura que nenhum mal irá fazer para com ela e a pede que explique o fenômeno que acabara de presenciar. Impresionada por sua gentileza, Odette revela a história de sua situação. Ela conta que é uma Princessa nascida em berço de ouro que foi enfeitiçada por um feiticeiro malvado e agora sua sina é ser um cisne ; apenas em algumas horas do escuro é que ela se tranforma em humana. O lago em que habita foi formado pelas lágrimas de sua mãe. Ela conta que está condenada para a eternidade, e somente se um jovem virgem jurar eterna fidelidade a ela e desposá-la, só assim ela se libertará. Mas, se ele a trair, então ela permanecerá um cisne para sempre. Neste momento, o feiticeiro aparece. O Príncipe apaixonado pega seu arco e flecha, mas Odette imediatamente protege o feiticeiro com seu corpo, pois sabe que se ele for morto antes do feitiço ser quebrado, também ela morrerá. O feiticeiro desaparece, e Odette se esconde na floresta. Siegfried percebe que seu destino está agora mudado. A alvorada começa a aparecer Odette é tomada mais uma vez pelo feitiço, retornando a seu disfarce de cisne. Siegfried vai embora desesperado.


Terceiro Ato:

 A noite seguinte, no Salão de Festas. Convidados de muitas realezas aparecem para a festa de aniversário, incluindo as seis princesas e seus dotes, de que a Rainha Mãe escolhera como eligíveis esposas para a mão de seu filho. A Rainha ordena que o entretenimento comece, e então convida as princesas a dançar. O Príncipe dança com cada uma. Sua mãe então o ordena que se decida, mas ainda com a memória de Odette, ele recusa todas, para desgosto da mãe. A fanfarra anuncia então a chegada do Barão Von Rothbart com sua filha Odile. Siegfried, que se encanta com a beleza de Odile é seduzido por sua semelhança com Odette, e declara seu amor e fidelidade a ela. Rothbart e Odile, triunfantes, revelam sua decepção, e Siegrfried percebe que foi vítima de um plano malvado. Ele corre então no meio da noite


Quarto Ato:

À noite na beira do lago. Todos os cisnes estão ansiosos pelo desaparecimento de Odette. Ela aparece e conta do plano de Rothbart, dizendo que antes do amanhecer ela deve morrer. Houve-se o barulho de um trovão. Siegfried a acha e implora seu perdão. Enquanto o amanhecer se aproxima, Rothbart aparece mais uma vez disfarçado de feiticeiro. Odette conta a Siegfried que ela deve se matar, ou então será eternamente um cisne. Siegfried, sabendo que seu destino está mudado para sempre, declara que ele irá morrer com ela, assim quebrando o poder de Rothbart. Os apaixonados se jogam no lago. Rothbart recebe um choque mortal e todo o seu poder está acabado. Enfim, o casal estará unido para sempre na vida após a morte.



Indico:



Um filme bem bacana que retrata a história é o Cisne Negro - 2011, de Darren Aronofsky (Requiem for a Dream - 2000, The Fountain - 2006) e estrelado pela maravilhosa  Natalie Portman (Star Wars - 1999, 2002, 2005, Closer - 2004, V de Vingança - 2006, Thor - 2013,...). Cisne Negro foi ganhador de 5 Oscars, 4 Globos de Ouro e mais uma extensa lista de prêmios. Quer motivos maiores para assistir ? rs

0 comentários:

Postar um comentário







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!