Freya foi filha de Njord (deus do mar) e Skade (deusa do inverno), irmã de Frey (deus da agricultura).
Freya é a deusa mãe da dinastia de Vanir na mitologia nórdica.
Ela é a deusa da sexualidade, da sensualidade, da fertilidade, do amor, da beleza, da atração, da luxúria, ouro, guerra e morte, da música e das flores. É também deusa da magia, da adivinhação, da sabedoria, da riqueza, suas lágrimas transformavam-se em ouro, e líder das Valquírias (<3)
Diz a lenda que ela estava sempre procurando, no céu e na terra, por Odur (seu marido perdido) enquanto derramava lágrimas que se transformavam em ouro na terra e âmbar no mar.Na tradição germânica, Freya e dois outros Vanirs (deuses de fertilidade) se mudaram para Asgard para viver com os Aesir (deuses de guerra) como símbolo da amizade criada depois de uma guerra.
Usava o colar de Brisingamen, feito de ouro, o colar representava o Sol e o ciclo do dia e noite. Certa vez, Freya teve seu colar roubado por Loki (deus da discórdia, da trapaça, da inveja) Ele se escondeu em Dreun (lugar onde os mortos ficam e somente os deuses podem ir e depois retornar) lá, escondeu a jóia para que Freya nunca a encontrasse. Hearhden (o poderoso ferreiro dos deuses), ficou muito abalado com toda a história, já que todas as almas partilhavam da tristeza de Freya e a escuridão estava em torno dela. Ele decide ajudá-la. Recuperou a jóia e devolveu a ela. Quando ela foi sair de Dreun, Hulda não deixou. Para que ela pudesse partir, ela teria que dar algo dela para Hulda. Por não querer se livrar da sua tão preciosa jóia, Freyja fez um trato com Loki.O contrato dizia que o Brisingamen ficaria durante seis meses com Freya e Loki ficaria com ele durante os outros seis meses do ano. Enquanto Loki fica com Brisingamen, Freya fica angustiada e cai novamente em desespero, trazendo mais uma vez a escuridão a sua volta. Para esconder suas lágrimas, toda luz, toda vida e todas as criaturas se juntam a ela em seu terrível destino. Por isso que, na metade da roda do ano, quando Loki está com o Brisingamen, Freya fica desesperada, a escuridão desce e o mundo torna-se frio e gélido (inverno). Na outra metade do ano, quando Freya recebe novamente sua jóia, não há limites para sua felicidade, então a escuridão é substituída pela Luz e o mundo torna-se quente mais uma vez (verão).







0 comentários:
Postar um comentário